A dermabrasão é um método antigo que utiliza o “lixamento” da pele para tratar rugas finas e cicatrizes de acne. A técnica remove as camadas superiores da pele que ao se renovar, ressurge sem as rugas apresentadas antes. O procedimento é realizado com sedação e anestesia local. Lixas diamantadas são empregadas para remover a camada superficial da derme, de forma cuidadosa e gentil, até o nível isento de cicatrizes e rugas. Neste momento, o procedimento é interrompido e o paciente usará cremes altamente hidratantes e cicatrizantes em casa, até que uma pele nova surja no local tratado.
Boas indicações para esta técnica são as rugas acima do lábio superior, por se tratar de uma região onde não se pode utilizar grandes quantidades de “botox” e preenchedores.
Uma restrição ao seu emprego é em pacientes de pele morena, escura ou negros pois podem apresentar uma coloração mais clara no local tratado, após a cicatrização se completar chamada hipocromia, o que confere um aspecto um tanto artificial à pele.
Quando bem indicada e realizada, os resultados são excelentes. Associada ao microagulhamento e ao acido poli L lático, o procedimento é hoje, a melhor alternativa para tratamento de cicatrizes de acne em pessoas de pele clara.