Passados o carnaval e as férias de verão o momento é de recuperar a brilho da pele e a saúde do corpo, muitas vezes prejudicados pelos exageros cometidos nas épocas quentes e festivas. A exposição solar excessiva contribui definitivamente para o envelhecimento cutâneo e o agravamento do melasma. O uso de bebidas alcoólicas e cigarros intoxicam o organismo e aumenta a retenção hídrica causando inchaços (edemas), cansaço, falta de energia e desanimo. As noites passadas nas baladas são causas de olheiras, rugas finas e piora da textura da pele. Os excessos alimentares levam à gordura localizada e aumento da celulite. E por sua vez, o famoso efeito sanfona causa flacidez e estrias.
Segundo Dra. Patrícia Leite, especialista em cirurgia plástica pela SBCP e expert em procedimentos estéticos e estética facial, a época é mesmo propícia para determinados tratamentos que servem para resgatar o peso ideal, recuperar o viço cutâneo perdido nas épocas festivas e também para preparar a pele para os procedimentos próprios do inverno.
As manchas de pele (melanoses e melasmas) decorrentes da pigmentação cutânea, tendem a voltar ou se intensificar com a exposição ao sol mesmo usando o filtro solar, uma vez que a radiação ultravioleta do sol desencadeia a formação de melanina, mesmo quando as camadas mais superficiais da pele estão “protegidas” pelos cremes bloqueadores. Além disso, o mecanismo de formação do melasma é bastante complexo e multifatorial, envolvendo hormônios e sensibilidade cutânea. A acne também aumenta com o uso de filtros de base oleosa e com o aumento da oleosidade cutânea própria desta época do ano. “Com o fim do verão, o ideal é usar cremes clareadores e ácidos de uso noturno. Eles preparam a pele, os melanócitos e queratinócitos para a realização de peelings mais profundos ou tratamentos a laser que poderão ser feitos cerca de 2 meses depois, com a chegada do inverno ”. No consultório, os procedimentos que recuperam o viço são muitos, a seguir os mais procurados:
Microagulhamento com drug delivery: hora de estimular colágeno e levar para as profundezas da pele, ativos capazes de ativar a renovação celular, hidratar, clarear e aumentar a vascularização e oxigenação.
Skin booster: vamos hidratar e estimular colágeno com a tradicional molécula rejuvenescedora de ácido hialurônico
Ácido poli L lático: reconhecido como a substancia injetável com maior poder de estimulo de colágeno disponível atualmente. Se os primeiros sinais de flacidez andam lhe tirando o sono, este é o seu produto.
Peelings: os bons e velhos químicos que descamam as células mortas das camadas mais superficiais da pele também são capazes de clarear e melhorar textura e viço, ao deixarem visíveis células mais jovens, mais saudáveis e mais profundas da epiderme.
Laser: são muitos! O ideal para a sua pele depende do seu tom, do grau de envelhecimento, da tendência a melasma, da sensibilidade, enfim… São tratamentos bons para serem feitos no inverno. Uma boa avaliação cutânea é fundamental para otimizar resultados!
Os tratamentos para gordura localizada e celulite também são muito procurados e devem ser realizados juntamente com os cuidados com a saúde: atividade física e acompanhamento nutricional.
Para a redução de gordura localizada o mais recomendado é a tradicional hidrolipoaspiração, e para quem não deseja se render ao bisturi (neste caso, à cânula), a mesoterapia ou intradermoterapia (ou ainda “lipo enzimática”) – as famosas agulhadinhas redutoras de gordura. Trata-se da injeção de ativos lipolíticos (redutores de gordura localizada) na região a ser tratada: culotes, flancos, abdome, etc. Tais medicamentos têm a propriedade de “quebrar” a gordura existente dentro dos adipócitos e liberá-la para a corrente sanguínea, onde serão conduzidas aos órgãos eliminadores: rins, pulmões, fígado e metabolismo, em geral. É importante dizer que a associação de um método mecânico de redução de medidas associado à mesoterapia garante melhores resultados. Exemplos: vella shape, radiofrequência e criolipólise. O tratamento pode ser feito de 2 a 3 vezes por semana para resultados mais imediatos ou uma vez por semana para a manutenção dos resultados.
Para a desintoxicação, uma associação de dieta balanceada ou até uma dieta detox, muito líquido e a volta às atividades físicas regulares, são recomendados.
As cápsulas da juventude também estão na moda e são cada vez mais procuradas nos consultórios médicos. Alguns dos antioxidantes fundamentais são normalmente adquiridos pela dieta, como por ex., as vitaminas C e E, os carotenóides e substâncias fenólicas derivadas de plantas. Atualmente existe uma série de produtos comercializados, que podem ser manipulados para uso tópico ou oral, de forma individual ou em associação, e a melhor combinação deles, será determinada pelo médico, de acordo com resultados de exames metabólicos e hormonais.